Make your own free website on Tripod.com
Home | Entrevista com o Rabino Elisha Salas | Turismo - Cátia Vanina em Israel | Marranos: o difícil caminho para casa | Mitos e Fatos | Ponto de vista Marrano ! | O anti-semitismo na Rússia | Julgamento de Saddam Hussein | Politico | Nota de Repudio | A cultura do ódio e da destruição... | Entidades judaicas do Paraná... | Prêmio Nobel de Economia de 2005 | B'nai B'rith e SOS Racismo ... | Arrecadação de Alimentos | Encontro Tematico na B'nai Brith | Morte de Simon Wiesenthal | FISESP e Unibes... | Leilão Beneficente | Ph.D em Judaísmo... | O veneno do mel de Gibson | Bereshit: sonho ou realidade? | Ódio Suicida | Morrem brasileiros | Morrem brasileiros | Primeira Sinagoga das Américas/PE - SELO | Memoria | Mid

Bnei Anusim

FISESP e Unibes...

FISESP e Unibes entregam doações a presídio feminino



Atendendo a um pedido do administrador Sérgio Ricardo Ruiz Bassitt, da Secretaria de Administração Penitenciária, representantes da Federação Israelita do Estado de São Paulo e da Unibes (União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social) vão entregar nessa sexta –feira, 16 de setembro, no Centro de Atendimento Hospitalar à Mulher Presa, doações de equipamentos médicos, mobiliários, artigos de cama, mesa e banho e enxovais para bebês.

O Centro de Atendimento Hospitalar à Mulher Presa recebe de todas as Penitenciárias e Cadeias Públicas Femininas do Estado de São Paulo gestantes de alto risco, e mulheres que estão amamentando, juntamente com seus bebês até quatro meses de idade.

Solicitamos a colaboração de todas as entidades judaicas para que nos ajudem a arrecadar artigos de cama, mesa e banho, enxovais para bebês, roupas, mobiliário, equipamentos médicos e materiais de cozinha e lavanderia para que possamos continuar cumprindo os preceitos de Tzedaká e Tikun Olam e auxiliando o Centro de Atendimento Hospitalar à Mulher Presa.

Gilberto Natalini divulga Fundo Municipal da Criança e do Adolescente



Em reunião realizada no Fórum dos Dirigentes da Área Assistencial da Federação Israelita, o Secretário Municipal de Participação e Parceria Gilberto Natalini divulgou uma opção que pode ser muito interessante para as entidades da comunidade judaica: o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

Através do Fundo, pessoas físicas e jurídicas podem fazer doações para projetos sociais, na cidade de São Paulo, escolhidos pelo doador. Quem faz a doação pode descontar do imposto de renda e conferir que seja feito o correto encaminhamento dos recursos.


Inquérito das Agressões de Anti-Semitismo Praticadas por Skinheads em Porto Alegre



Como está o processo contra os quatro skinheads, acusados de agressão e tentativa de homicídio, motivada por anti-semitismo, em Porto Alegre em maio deste ano?

Quem responde é o dr. Helio Neumann Sant’Anna, assistente de Acusação, constituído por uma das vítimas.

Ele relata que estórias fantasiosas têm circulado em jornais no bairro Bonfim, Porto Alegre, e na internet, trazendo versão distorcida e inverídica sobre a tentativa de homicídio praticada por um grupo de skinheads, sendo necessário lembrar o que de fato aconteceu.

`No dia 8 de maio de 2005, por volta das 2:30 da madrugada, no bar Pingüim, na cidade baixa de Porto Alegre, um grupo de skinheads, em bando, atacou três jovens, pelo fato de serem judeus, identificados por estarem dois dele, usando kipá. Na agressão em que foram utilizadas facas, uma das vítimas teve seu baço, rim e pulmão perfurados, outra, seu abdômen perfurado e seu braço cortado, enquanto que a terceira vítima, sofreu lesões generalizadas.

Tão logo a polícia tomou conhecimento da agressão, nitidamente anti-semita, instaurou inquérito para apurar os fatos. Identificados inicialmente quatro dos agressores, foram reconhecidos por onze testemunhas que, descreveram pormenorizadamente os ataques a cada uma das vítimas.

O delegado que preside o inquérito pediu a prisão dos indiciados, tendo a Juíza da 2ª Vara do Júri decretado a prisão temporária. O inquérito foi enviado ao poder judiciário e o Ministério Público denunciou os quatro acusados, denuncia que foi acolhida pela Juíza.

Durante interrogatório todos os acusados negaram estivessem no local onde aconteceram as agressões.

No dia 25 de agosto, antes da audiência onde seriam ouvidas as vítimas, foi notificado que fatos novos colocavam em dúvida a autoria do crime que estava sendo apurado. Por isso, o Ministério Público pediu o relaxamento da prisão dos acusados, e a Juíza concedeu-lhes liberdade provisória. Na ocasião, o processo foi suspenso até que fossem realizadas novas diligências requeridas pela autoridade policial.

No dia 8 de setembro, as onze testemunhas e as três vítimas, confirmaram terem os acusados praticado a tentativa de homicídio, pelo fato de terem as vítimas sido identificadas como judeus e apontaram outros participantes das agressões.

Tão logo cheguem ao processo judicial os resultados das novas diligências policiais, o processo deverá prosseguir.

Acreditamos que pelo teor dos novos depoimentos, bem como o reconhecimento de outros participantes no atentado anti-semita, deverão, ser incluídos na denúncia novos agressores já identificados. Uma vez que um outro agressor é menor de idade, deverá ser atribuído crime de corrupção de menores, aos já denunciados.

Acreditamos na lisura da polícia gaúcha na condução da apuração dos fatos através do competente inquérito, como também no poder judiciário. Acreditamos, finalmente, que a sociedade brasileira, quando da realização do júri popular, há de responsabilizar e penalizar os acusados pela tentativa de homicídio, por motivo de anti-semitismo, que no Brasil é crime`.

O dr. Hélio Neumann Sant’Anna é Assistente de Acusação, constituído por uma das vítimas.


BB PRESS ESPECIAL - 13 de Setembro de 2005

As idéias Revolucionárias de Einstein - Curso em Belo Horizonte



2005: ANO MUNDIAL DA FÍSICA, EM COMEMORAÇÃO ao CENTENÁRIO DO ANO MIRACULOSO =1905=

PÚBLICO ALVO: Estudantes do I e II graus e público em geral, interessados nas questões das ciências modernas

2005 foi declarado pela ONU como o "Ano Internacional da Física" em comemoração ao centenário do "Ano Miraculoso". Há exatos cem anos o físico judeu, natural da Alemanha e cidadão Suiço-Americano, Albert Einstein, revolucionou o mundo ao publicar três importantes trabalhos, dentre eles a Teoria da Relatividade Restrita, que derrubaram diversos conceitos adotados pela Física Clássica, como os de espaço e tempo absolutos, aceitos até então. Também em comemoração a esse centenário, o Instituto Histórico Israelita Mineiro promoverá este curso com duração de 2 meses.

O curso será ministrado pelo Prof Aba Cohen, PhD em Física, professor da UFMG, que se utilizará de linguagem simples para tratar de Ciência, com foco no trabalho de Einstein, fazendo uma incursão nas questões filosóficas e de fé envolvidas, culminando na explicação de assuntos -erroneamente tidos como difíceis- relacionados a Mecânica Quântica, Buracos Negros e o Big Bang, que também serão tratados.

PROGRAMA

1A AULA– INTRODUÇÃO
1- Preâmbulo – porque centralizar os estudos na figura de Einstein?
2- Pré-História: a natureza vista por nossos ancestrais.
3- A visão da natureza na concepção bíblica
4- A Escola Grega: 2000 anos de influência aristotélica – e sua influência na Civilização Judaico-Cristã-Ocidental, berço das Ciências Modernas.

5- O Renascimento – Copérnico – Kepler – Galileu
6- A obra de Isaac Newton
7- 200 anos de desenvolvimento da Física Clássica

2A AULA – IMPASSES DA FÍSICA CLÁSSICA E AS BASES DA FÍSICA MODERNA
1- Impasses quanto ao muito rápido e ao muito pequeno
2- Albert Einstein: alguns dados biográficos – até 1905
3- 1905 - o Ano Miraculoso: (i) Relatividade Restrita (ii) O Efeito Fotoelétrico,
(iii) O Movimento Browniano.
4- Inconformismo, liberdade de pensamento e ousadia.

3A AULA – A TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL – PARA TODOS NÍVEIS
1- Postulados da Teoria da Relatividade Restrita
2- Quebrando conceitos absolutos: a dilatação do tempo - demonstração em sala.
3- A contração do espaço / a expansão da massa
4- Massa e energia
5- Exemplos aplicados

4A AULA – A TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL – PARA TODOS NÍVEIS
1- O peso da luz
2- Referenciais acelerados e a gravidade
3- A curvatura do espaço, provas experimentais
4- O paradoxo dos irmãos gêmeos
5- Exemplos através de analogias

5A AULA – OUTRAS CONTRIBUIÇÕES DE EINSTEIN E SUAS CONSEQÜÊNCIAS
1- A Mecânica Quântica: fundamentos e o quantum de luz
2- Ondas de matéria e a Mecânica Ondulatória
3- Avanços da Física Moderna: Da Física da Matéria Condensada às Nanociências.

6A AULA - EINSTEIN ANTES E DEPOIS DA FAMA
1- As resistências às propostas revolucionárias de Einstein
2- O êxito da Teoria Geral: Surge um novo ídolo
3- Einstein e a bomba atômica
4- Movimentos pela paz
5- Einstein e o Sionismo
6- A busca por uma Teoria de Unificação

7A AULA – COSMOLOGIA MODERNA E A VISÃO JUDAICA
1- Modelos do universo pós-Teoria da Relatividade Geral
2- A Lei de Hubble e o Big Bang
3- A formação e evolução do universo
4- Os buracos negros
5- Pontos de união e separação entre Ciência e Fé
6- Buscas atuais pela Unificação.


As aulas serão ministradas pelo Prof. Dr. Aba Israel Cohen Persiano – UFMG/IHIM
(PhD pela University of London)

Data: 20 de setembro de 2005

3as feiras à tarde das 17:00-18:30
ou 3as feiras à noite das 19:30-21:00


VAGAS LIMITADAS - DURAÇÃO 7 semanas
(Abertura de turma com o número mínimo de 20 alunos)

Valor: 2 Mensalidades de R$40,00 cada
(Material Didático Incluído)
_____________________________________

CURSOS DE HEBRAICO MODERNO

Moderno I: - Alfabetização, Iniciação ao vocabulário, Construção de frases com ser/estar.
Carga horária: 12 aulas de 1h e 30 min. cada (18 horas).
Início: 28/09/2005, 4ª feira, 19:30 às 21:00 horas
Abertura de turma, com o mínimo de 10 alunos.

Moderno II: - Construção de frases no tempo presente, Conversação, Vocabulário novo (números, cores, alimentação, vestuário), Letra cursiva.
Carga Horária: 16 aulas de 90 min. cada, uma vez por semana (24 horas).
Pré-requisito: ter concluído o Curso de Hebraico I ou já ser alfabetizado.
Início: EM ANDAMENTO, 2ª FEIRA, 13/06/2005 – HORÁRIO: 19:30 ÁS 21:00
Abertura de turma, com o mínimo de 10 alunos.

Moderno III: - Conversação, Leitura, Escrita com maior fluência, Letra cursiva, Letra de imprensa, Redação (tempo presente), Judaísmo, Língua e Cultura.
Carga Horária: 16 aulas de 90 min. cada, uma vez por semana (24 horas).
Pré-requisito: ter concluído o Curso de Hebraico II.
Início: EM ANDAMENTO, 24/08/2005, 4ª feira, 18:00 às 19:30
Abertura de turma, com o mínimo de 10 alunos.

Moderno IV: - Conversações reais de situações do dia-a-dia, redação, maior fluência, maior vocabulário.
Carga Horária: 16 aulas de 90 min. cada, uma vez por semana (24 horas).
Pré-requisito: ter concluído o Curso de Hebraico III.
Início: EM BREVE
Abertura de turma, com o mínimo de 10 alunos.

Moderno V: - Maior compreensão oral da língua, gramática, conversação em situações do dia a dia, Leitura e exercícios de textos conhecidos da cultura judaica.
Carga Horária: 16 aulas de 90 min. cada, uma vez por semana (24 horas).
Pré-requisito: ter concluído o Curso de Hebraico IV.
Início: EM BREVE
Abertura de turma, com o mínimo de 10 alunos.

Moderno VI: - Fluência. Tempo passado. Ministrado tempo integral em hebraico.
Carga Horária: 16 aulas de 90 min. cada, uma vez por semana (24 horas).
Pré-requisito: ter concluído o Curso de Hebraico V.
Início: EM ANDAMENTO, 2ª Feira, 01/08/2005 - HORÁRIO: 18:00 ÀS 19:30
Abertura de turma, com o mínimo de 10 alunos.

As aulas serão ministradas pela morá Grace Zicker Guz – ETH/IHIM
(Material didático será fornecido em todos os níveis)
Moderno I: Matrícula R$50,00 Mensalidade R$36,00
Moderno II ao Moderno VI: Matrícula R$40,00 e Mensalidade R$36,00
___________________

Maiores Informações:
Instituto Histórico Israelita Mineiro
Rua Pernambuco, 326 Funcionários
Telefone: (31) 3226.7848
E-mail: ihim@pib.com.br